sábado, 25 de outubro de 2008

Coimbra iParque - uma opurtunidade para o futuro

"A missão do Coimbra inovação Parque empresarial é o desenvolvimento e modernização do tecido empresarial da cidade de Coimbra e sua região através de acções de promoção, de criação e instalação de empresas de elevado conteúdo tecnológico, de consultoria e de formação orientadas para a inovação, desenvolvimento experimental e incorporação de novas tecnologias. (...) transformando Coimbra, em definitivo, numa referência entre as cidades do conhecimento europeias.
Assim, os principais objectivos do Coimbra iParque são:
1. Criar condições de fixação de empresas de base científica e tecnológica, capazes de dinamizar a actividade económica, atraindo investimentos e criando emprego;
2. Promover a Inovação e contribuir para a fixação na cidade e na região do conhecimento gerado nas instituições científicas associadas e de quadros qualificados;
3. Trabalhar em rede com outras ofertas complementares na região centro, tirando partido das sinergias criadas com os vários parceiros empresariais e de I&D da região."

in: http://www.coimbraiparque.pt/
---------------------------------------------------
Quando vi o anuncio deste site pensei que fosse um espaço verde com locais multimédia, cybercafés ou até mesmo um simples espaço verde com um nome bastante actual. Fiquei surpreendido quando me deparei com o projecto de um parque empresarial do "mais alto nível" a ser construído na nossa cidade. Através do site podemos realizar várias operações tais como: acompanhar o desenvolvimento do iparque,saber alguns dos projectos mais importantes ou até mesmo ficar a conhecer as empresas que se vão instalar neste centro empresarial.
Resta-me apenas chegar à questão principal para o meu trabalho como aluno de área de projecto: o impacto ambiental. Sendo então este um parque para empresas de tecnologias avançadas espera-se que a preservação do ambiente seja tida em conta (especialmente por causa dos espaços verdes e de lazer que são mencionados no site.)
Se quiserem ficar a saber um pouco mais sobre o iParque visitem: http://www.coimbraiparque.pt/

Cumprimentos
Fragoso

Nenhum comentário: